quarta-feira, 15 de julho de 2009

IMPORTÂNCIA DA REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG) NA DOENÇA DE PARKINSON


A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor. É uma das condições neurológicas mais freqüentes, principalmente na população idosa. Apesar dos avanços da medicina, sua causa permanece desconhecida e a evolução dos sintomas é usualmente lenta, mas é variável em cada caso.
Os sinais e sintomas motores mais comuns são: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia (bradicinesia), e/ou alterações dos reflexos posturais, postura flexionada para frente e bloqueio motor. Entretanto, manifestações não motoras também podem estar associadas, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono, distúrbios do sistema nervoso autônomo, fadiga, ansiedade.
As alterações do reflexo postural vão ocasionar uma instabilidade postural, comprometendo assim, as atividades de vida diárias (AVD`s). O bloqueio motor é uma instabilidade transitória súbita que vai impedir o início do movimento ou a sua continuidade. Quando associado às alterações do reflexo postural, há um aumento considerável do risco de quedas.
A postura dos portadores de Parkinson caracteriza-se pelo aumento do tônus muscular predominante nos músculos flexores do tronco e membros resultando numa postura em flexão e em bloco, ou seja, cabeça e tronco inclinados para frente, cifose torácica, flexão de cotovelos, quadris e joelhos.
Com a evolução do quadro da doença de Parkinson, vai ocorrer diminuição da flexibilidade, força muscular, amplitude dos movimentos das articulações, condicionamento cardiorespiratório, entre outros. Estas alterações vão dificultar o controle postural, equilíbrio, marcha e a funcionalidade favorecendo a dependência do parkinsoniano.
Os movimentos são cada vez mais lentos, rígidos, e por isso, a manutenção do equilíbrio corporal é mais difícil. Essas alterações corporais geram compensações e podem causar dores e desconfortos. Uma das técnicas de tratamento utilizadas para correção destas compensações, desequilíbrios musculares, diminuição da rigidez e melhora da dor é a Reeducação Postural Global (RPG).
A RPG é um método de tratamento fisioterápico, que tem uma abordagem corretivo-preventiva. Tem como objetivo suprir as necessidades individuais, já que, cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas no decorrer da evolução da doença de Parkinson e nas atividades do dia-a-dia.
Durante o tratamento da RPG são desenvolvidos trabalhos de equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora, dissociação de tronco, respiração, propriocepção, relaxamento, exercícios para melhora da rigidez e orientações posturais.
São utilizadas posturas mantidas que alongam as musculaturas retraídas e fortalecem os músculos fracos, associando sempre um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.
A sessão da RPG é individual e tem duração de 60 minutos. Além dos trabalhos citados acima utilizam-se materiais como: bolas de diversos tamanhos, rolos, bastões, rampa, entre outros.
Pretende favorecer a adaptação do parkinsoniano, respeitando sempre sua limitação conforme a progressão da doença, atuando também de uma maneira preventiva e quando necessário dando assistência a outras alterações que possam ocorrer.
A RPG no parkinsoniano vai promover maior funcionalidade e melhora da qualidade de vida, importante para minimizar e retardar o processo de evolução da doença.

“Através do corpo o ser inteiro aprende que evoluir é apenas ir de começo em começo, por isso ousemos começar.”
Thérèse Bertherat

FISIOTERAPEUTA: Nathália Alvizzi Mendes da Rocha
CREFITO: 85634F

Nenhum comentário: